OBJETIVO GERAL

O objetivo deste curso é introduzir uma série de procedimentos, denominados "Boas Práticas”, que resultarão na redução no tempo de elaboração de textos científicos. Atenção especial será dada à redação de artigos para publicação em periódicos da base de dados Institute for Scientific Information - ISI: Web of Science (http://isiknowledge.com/). A disciplina terá 8 aulas (participantes da UNICAMP terão aulas presenciais na Sala de Vídeo Conferência da Faculdade de Educação; os participantes de outras IESs terão aula usando as ferramentas de Ensino à Distância disponíveis em sua Instituição). Em todas as aulas serão incluídas dinâmica em grupo. Parte das etapas descritas abaixo serão desenvolvidas simultaneamente com as aulas.

Etapa 1: Em 8 aulas com 2:30 horas de duração serão introduzidos os conceitos e ferramentas para a organização de resultados e ideias visando à elaboração de um artigo científico.

Etapa 2: Utilizando-se da ferramenta "Ciclo PDSA” os participantes deverão elaborar cada uma das seções do artigo científico que será submetido a um periódico da base ISI até o final do semestre. Nesta etapa serão utilizadas as ferramentas do ambiente Moodle.

Etapa 3: O participante procederá à revisão de um dos artigos de um dos colegas do curso. Em seguida fará as modificações sugeridas em seu próprio texto e que a seu critério são pertinentes; quando a sugestão não for aceita deverá responder porque tomou esta decisão.

Etapa 4: O participante preparará toda a documentação para submissão do artigo ao periódico selecionado.

Observações: 

(1)  O artigo final deverá estar redigido em inglês, tendo em vista que este é o idioma científico na atualidade!

(2) O participante poderá optar por redigir seu texto diretamente em inglês, caso o professor considere que o mesmo demonstrou proficiência no idioma comprovada através da análise da seção "Introduction” do seu texto. Caso contrário recomenda-se que o texto seja redigido em português e posteriormente traduzido para o inglês; desta forma serão evitados erros conceituais devido à falta de proficiência em inglês.